Comparação, Concorrência e Coerência
Esse texto é sobre as tentativas de encontrar passos em busca da liberdade que desejamos para nossas vidas, especialmente quando tentamos uma transição ou aprimoramento de carreira.
Não se trata do exato passo a passo que qualquer pessoa comum pode seguir para encontrar, com absoluta certeza, o pote de ouro no final do arco-íris, mas de modelos mentais que auxiliem em nossa jornada.
Quando investimos nosso tempo, energia e dinheiro para alcançar um objetivo, é natural buscar informações com pessoas que trilharam o caminho que desejamos.
Nesse sentido, podemos dizer que buscamos orientação para seguir na direção certa e, de preferência, o mais rápido possível.
Porém, sentimos uma sobrecarga ao acreditar que para atingir nosso objetivo seja necessário ter inúmeros vídeos no YouTube, centenas de postagens no Instagram, horas e horas de Lives ou incontáveis artigos publicados.
A prática difere do plano, pois percorrer o caminho desejado sempre se mostra mais árduo do que imaginávamos. Tal percepção tende a nos desencorajar, deprimir e até nos fazer desistir.
Tendemos a nos comparar com outras pessoas, pois acreditamos que devemos fazer as mesmas coisas que elas, mesmo que não tenhamos a menor ideia de que estão tendo o sucesso que desejam.
Uma loucura, não é mesmo?!
Talvez seja inevitável pensar que estamos diante de um desafio hercúleo que não damos conta de superar, mas lembre-se que as aparências enganam, sobretudo no mundo das redes sociais.
Então o que nos resta? Exaustão para nos igualar aos outros em busca do sucesso? Um novo objetivo, mesmo que ele não leve ao nosso desejo ardente?
Não!
Tudo se trata de desenvolver as habilidades necessárias para superar o desafio, caso contrário, acontece o que bem disse Kent Nerburn…
“Acordamos um dia e descobrimos que perdemos nossos sonhos para proteger nossos dias”.
Nos comparar com outras pessoas é uma armadilha natural que nos enfraquece, pois é a maneira errada de buscar orientação.
Vamos usar um modelo mental para investigar essa questão, e para estabelecê-lo vamos fazer uso da matemática. Argh! :)
Modelo Mental #1: Comparar Se Quiser Medir.
Quando queremos medir uma grandeza, a comparamos com uma unidade de referência. Por exemplo, quando medimos o comprimento de uma sala, tomamos uma fita métrica para encontrar uma medida como 8 metros. Isso significa que a unidade de referência metro, cabe 8 vezes no comprimento daquela sala.
Veja que o ato de medir significa comparar o que se quer medir com uma unidade de referência para saber quantas vezes essa cabe dentro daquela, ou seja…
Comparar é medir.
Quando olhamos para as ações de outras pessoas em busca de orientação, não devemos nos comparar porque tomamos suas ações como unidade de referência e isso é contraproducente.
Então como deveríamos buscar por orientação?
Fico feliz que você perguntou…
Modelo Mental #2: A Análise dos Concorrentes
A análise da concorrência nos permite obter orientação sem que haja a comparação.
Se há outros negócios disputando o seu mercado é porque há um grupo suficientemente grande de pessoas com desejo de aquirir produtos como o seu e isso é um bom sinal.
Nesse caso, verificar a existência de concorrentes é o primeiro passo para o sucesso.
Quando usamos esse modelo mental, visamos informações particularmente úteis, tais como conhecer os métodos de aquisição de clientes, processos de vendas, produtos oferecidos, faixa de preços, planos de pagamento etc.
Essas informações podem ser obtidas no site do concorrente, em sua newsletter ou até mesmo, se possível, com a compra de seus produtos.
Se você estremeceu com a ideia de adquirir um produto de seu concorrente, saiba que essa é uma das melhores maneiras de obter a orientação que deseja.
Entenda que não estamos falando de copiar o seu concorrente, mas sim de entender processos em busca do que pode lhe servir.
Recentemente eu e um cliente trabalhamos na venda de um livro pela internet e nos deparamos com um autor brasileiro que é famoso por ter faturado milhões de reais com a venda de seus livros com uma estratégia de tráfego direto para a página de vendas.
Descobrimos que ele utiliza uma estratégia de anúncios no Google para criar um público no Facebook e assim aumentar as suas vendas usando as redes sociais, então essa é uma estratégia poderia ser reproduzida para o bem do negócio, entende?
Ao substituir o modelo mental da comparação pelo da análise da concorrência, encontramos muitas pistas ou até caminhos para o crescimento do nosso negócio.
Antes de finalizar, gostaria de compartilhar um desvio que tomei durante anos que apesar de ter me trazido alguns ganhos, não gostaria que ele tomasse o seu tempo e atrasasse o seu sucesso.
Modelo Mental #3: Coerência com o Estágio do Negócio
Em busca de orientação, é fácil esbarrar em estratégias que não fazem parte da jornada do negócio no momento, então não faz sentido embarcar numa viagem insólita em busca daquele conhecimento.
Imagine que você desenvolveu um curso online, mas ainda não tem uma audiência para ofertá-lo, então a sua prioridade é estabelecer estratégias para construir uma audiência que ressoe com a sua mensagem e a necessidade de aquisição do seu curso.
Nesse mesmo estágio de construção de audiência, é preferível deixar para pensar em estratégias de aumento de faturamento depois de ter conseguido vender o seu curso. Isso vai evitar horas e horas de estudo que trarão sobrecarga e confusão em detrimento de benefícios para o seu negócio.
A coerência está intimamente ligada ao seu estilo e ao estágio que o seu negócio se encontra, então sempre que possível, faça o recorte que proporcione a você o maior avanço com o menor esforço.
Talvez não seja fácil, mas quando nos valemos desses modelos mentais, damos um passo definitivo para trabalhar no que realmente importa.
P.S.
Esse texto foi publicado originalmente na "Newsletter do Negócio Indelével", que você pode assinar clicando aqui.
Não se preocupe, nunca envio e-mails com links de venda, a menos que você solicite.
Sem Custo. Sem Spam. Descadastre Quando Quiser.
P.P.S.
Ao assinar a newsletter, você também estará criando uma conta gratuita em nossa área exclusiva de assinantes para ter acesso aos cursos gratuitos que disponibilizo.
Sugiro que você visite o curso gratuito "Autoridade Indelével para Negócios", que é a porta de entrada para o nosso mundo dos negócios indeléveis.